domingo, 17 de junho de 2007

Para os Jovens

Sobre a manifestação de um grupo de jovens ontem (16/06) no Iguatemi:

"Até hoje, as ações e reinvidicações do Movimento SOS COCÓ, desenvolvidas nesses 25 anos, sempre foram dentro dos trâmites legais e do cuidado e respeito com o outro e com a vida. Jamais faríamos ou comungaríamos com uma manifestação, que pudesse se transformar em tumultos e por em riscos vidas presentes no local ou maus tratos aos manifestantes.

Nosso caminho é através da consciência e conhecimentos da necessidade, de mantermos vivos nossos recursos naturais, que hoje mais do que nunca são vitais. Reconhecemos o desejo urgente, dos mais jovens, de consertarem o mundo tão desigual e injusto, criados pelos adultos que conduziram o poder até hoje.

Mas tenham calma moçada, tenham claro que só ganhamos nossos direitos, agindo de forma consciente e correta, o que nunca foi feito pelos governantes e donos do poder até hoje. Que tal começarmos fazendo o que eles nunca fizeram? AGIR COM CONSCIÊNCIA, DIGNIDADE, ÉTICA, JUSTIÇA E PRINCIPALMENTE COM AMOR E SOLIDARIEDADE.

Vocês com certeza serão adultos muito melhores do que a nossa geração. Nunca percam o foco principal: O DIREITO À VIDA. Existem várias formas de manifestações que não comprometem a ordem e que os presentes se interessam na informação, é assim que conseguiremos atingir a consciência, que não foi até hoje desenvolvida por falta da educação que nunca trabalhou a importância e a necessidade do cuidado com a natureza da qual fazemos parte. Esse é meu sentimento por tudo que houve ontem."

Muita PAZ E LUZ

Fátima Limaverde


Não se esqueçam da Manifestação amanhã na Câmara Municipal (segunda-feira dia 18/06)

Irá ocorrer às 9 horas da manhã. Será uma audiência pública sobre o Cocó.

É muito importante que o povo de Fortaleza vá cobrar os seus direitos em relação aos vereadores. O Cocó precisa ser salvo da especulação imobiliária - o planeta nos agradece.

Rua Thompson Bulcão, 830 - Bairro: Luciano Cavalcante Pabx:(85) 3444.8300 -Fax:(85)3444-8340 - Cep: 60.810-460

7 comentários:

Anônimo disse...

"Mas tenham calma moçada, tenham claro que só ganhamos nossos direitos, agindo de forma consciente e correta, o que nunca foi feito pelos governantes e donos do poder até hoje."

talvez por não dar a mínima é que eles estão no poder hoje. conscientes sim, devemos ser, mas corretos como? corretos segundo a lei? a lei deles? me poupe. é a mesma lei que nos sufoca e nos escraviza.
foi agindo com essa mesma lei que eles prenderam em cárcere privado e agrediram alguns de nós naquele sábado.

SOS Cocó disse...

Eles não estavam dentro da lei.

A acusação que eles fizeram foi totalmente sem nexo, tanto que foram soltos depois dos advogados chegarem.

A questão é que agindo de maneira "brusca" se dá brechas para usarem isso contra a própria idéia inicial, que é salvar o Cocó. Se a intenção é preservar as nossas áreas verdes, não se há muito sentido em agir violentamente. Isso faz com que as pessoas percam a credibilidade que a luta é séria. O mundo já anda tão vil, por que rebater de maneira igual ? Agir de maneira pacífica é mais construtivo. Gandhi já nos mostou com a libertação da India da Inglaterra. Uma simples ação de amor é maior do que qualquer retaliação.

O SOS Cocó é um movimento pacifista e conscientizador. Ninguém quer assustar as pessoas, se quer agregá-las. Esse posicionamento vem se mostrando mais eficiente em questão de abertura para a população, não é a toa que grande parte do que se fala em movimentos ambientalistas hoje em Fortaleza é do SOS Cocó.

As conquistas que o Movimento conseguiu, como a modificação da Av. Juarez Barroso para algo mais ecológica, foram na base de manifestações com crianças e simpatizantes, falando de amor e paz.

Mas obrigado pela opinião irmão.
ficamos felizes em saber que compartilharmos o mesmo sentimento ao nosso meio ambiente. :)

João Miguel disse...

Gostei das palavras.
._. Mas é que é realmente difícil tudo isso, não é? Todo mundo sabe. As leis deles são tidas como legítimas. E é difícil conseguir as coisas de qualquer jeito, por meios pacíficos ou violentos, mas os pacíficos podem ser mais eficazes, sim. SOS Cocó tem dado mais do que prova, como já disse o outro comentário, de que ações pensadas e reforçadas dão resultado quando pautadas na ciência e também na própria lei que existe.

Mjay disse...

hum... concordo com o comentário que deveríamos agir dentro da lei. Mas as coisa toda estrapolou do nosso controle. Naquele instante acho que n passamos de jovens com sede de aventura... de se arriscar por algo justo.
Fomos desrepitados e desrespeitamos.

proponho uma união entre esse sjovens revolucionarios do flash mob e o sos cocó.

Unknown disse...

Alguem me diz qual foi a violência praticada no ato por nossa parte?? em q momento nós infringimos a lei?? q lei é essa?? vc contruiu essa lei?? vc concorda com essa lei?? vc age dentro da lei??

acorda pessoal ninguém fez nada de errado, acho até que essa matéria foi infeliz... sinto muito mas com esse tipo de crítica a um ato pacífico parece até q vcs estão disputando espaço... agir dentro do sistema é concordar com ele...

SOS Cocó disse...

André. Vocês não foram agressivos.Mas vocês incitaram a agressividade compreende ? Vocês fazerem aquilo dentro de um shopping que já tá perdendo dinheiro a beça por causa daquele negoço. Qual reação que vocês esperavam ? A gente fala para ir com calma, justamente para não ter mais problemas para vocês. Vocês estavam corretos, mas como você sabem, sempre arrumam desculpas para defender a propriedade privada. Se você tivesse sido preso você, como os 4 jovens, taria sendo processado. A Violência não é apenas o ato de ser violento, mas também de instigar.
Se vocês não instigassem, acredito que nada disso teria acontecido (tivesse feito esse protesto em outro canto). Todo mundo sai prejudicado com esse tipo de ação. Adivinha quem foi tirar o pessoal da delegacia ? Algumas pessoas do SOS Cocó, que não tinham nada a ver mais se prontificaram a ajudar.

Anônimo disse...

queria agradecer ao grupo do SOS COCÓ
e dizer que o manifesto do dia 16/06 teve resultados negativos e positivos, mas em nenhum momento foi usado de violência pelo o grupo ali presente, fomos sim vitimas do Iguatemi.
Obrigado ao grupo, unir forças e lutar pacificamente pela causa aqui proposta é o meu proposito de vida