domingo, 3 de junho de 2007

Vitórias e protestos

Vitória do movimento: av. Juarez Barroso
As obras da avenida Juarez Barroso, que foram alvo de protesto e mobilização do SOS Cocó por cerca de um mês e meio, foram embargadas pela justiça. Dentre as movimentações, houve um debate público com a secretária do Meio Ambiente e uma representação no Ministério Público que evidenciaram a ilegalidade da obra se realizar no mangue do rio Cocó. Outro fator que contribuiu para o resultado foi a licença não ter passado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, além do desenho da avenida estar na zona de amortecimento do Parque do Cocó.
A decisão de embargo foi dada primeiro pelo Ministério Público do Meio Ambiente e depois pela juíza da Vara da Fazenda Pública, que pediram estudos de impacto ambiental.
Mesmo após o desmatamento e a colocação de areia, a avenida foi parada antes de asfalto ser espalhado, facilitando a recuperação do ecossistema. E mais, os argumentos legais contra o avenida serão os utilizados também contra o Iguatemi Empresarial, que já teve o terreno cercado por telas de alumínio, que impedem a visão do solo.
Enquanto isso, seguem os debates sobre a revogação da licença pela prefeita e o referendo. Segue também a Semana do Meio Ambiente do SOS Cocó, que começou hoje, e segue também, claro, a luta do movimento, que questiona obras como essa.

01.06.07 - 17º Festival Cine Ceará
Como publicou o jornal O Povo ontem, a abertura do festival de cinema, no Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro, deu-se com falhas técnicas do evento e protestos.

"(...) Mas assim que Wolney Oliveira, diretor do festival, entregou o troféu Eusélio Oliveira a Fierro, uma faixa foi levada ao palco por dois manifestantes. Os dizeres "Prefeitura e Iguatemi assassinam o Cocó! Revogação Já!" arrancaram aplausos e gritos da platéia. Seguranças tentaram, mas não conseguiram "acompanhar para fora do palco" os manifestantes. Wolney conversou com um deles e, com jeito, fez com que deixassem a cerimônia prosseguir. Saíram protestando e novamente muito aplaudidos.
Ânimos acalmados, muito jogo de cintura para dar continuidade à festa, e Orlando Senna, secretário Nacional do Audiovisual, é convidado ao palco. Ele fala da importância do festival para os que trabalham no audiovisual brasileiro e encerra com um pedido: "Queria aproveitar para pedir que todos dêem as mãos e se unam para salvar o Cocó!". Dando aval ao protesto ele recebe novos aplausos e gritos de apoio da platéia. (...)"
Fonte: http://www.opovo.com.br/opovo/vidaearte/700430.html

A causa da preservação do rio Cocó foi realmente exposta para as pessoas do governo presentes na abertura, como para o público, que lá fora recebeu panfletos da programação da Semana do Meio Ambiente do SOS Cocó. O Diário do Nordeste publicou sobre o protesto dois dias depois.

Nenhum comentário: