segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Manifestação da corrida do Iguatemi

O SOS Cocó, no dia 23/09 (domingo), fez sua manifestação no cruzamento da Eng Santana Jr com Antônio Sales. O ato foi feito com atividades como música, feita por um grupo capoeira, e de esquetes, que simbolizavam a especulação imobiliária ameaçando o planeta.

Importante salientar algumas coisas em relação ao que o jornal O Povo publicou:

"Cinco integrantes da ONG SOS Cocó realizaram uma manifestação momentos antes da Corrida Iguatemi, realizada na manhã de ontem, em Fortaleza. Segundo o blog da entidade - soscoco.blogspot.com - os manifestantes tiraram a roupa em protesto contra o nome do evento (Corrida Iguatemi - entre em ação com a natureza). Os manifestantes acabaram detidos pela Polícia."

1) O SOS Cocó não é uma ONG, mas sim um movimento ambientalista.

2) Não foi o SOS Cocó que fez o ato citado, mas sim outros grupos, entre eles: Crítica Radical, Bloco Verde, Frente Popular Ecológica e indivíduos independentes.


sugestão de link: http://prod.midiaindependente.org/pt/blue/2007/09/395731.shtml

9 comentários:

Anônimo disse...

Não gostaria de entrar no mérito do caso da construção do edifício no Cocó, tenho meu posicionamento, até por quê conheço a área desde que era uma salina.
Eu estava no local, era uns dos que esperavam pela largada. Acho que todos têm o direito de expressar as suas idéias e posicionamentos, no entanto esse direito vai até onde o direito de outros começa, por exemplo: o direito de estar ali e correr tranqüilo, e com segurança. O fato é que os manifestantes colocaram em risco além da própria vida, a dos participantes da corrida e o público que assistia, incluindo várias crianças. À aproximadamente 30 segundos da largada de 2000 atletas, houve a invasão dos manifestantes na área de frente a largada, imagine se a organização da prova não tivesse agido prontamente e cancelado a largada? Os manifestantes seriam pisoteados e com certeza seria um tumulto sem precedentes, com vários feridos.Não satisfeitos eles introduziram uma faixa no caminho dos corredores, que não tendo como desviar da mesma, foi arrastada, ocasionando queda de alguns que estavam ali para correr tranqüilos.
Estive conversando com várias pessoas que estavam presentes e todos foram unânimes em afirmar que isso refletiu negativamente ao pleito dos manifestantes.Vale dizer que a grande maioria dos presentes, são de fato simpatizantes pela preservação do parque, pois eles, assim como eu utilizo o mesmo para as minhas corridas diárias, além do lazer com a minha família.Fato que não vejo em seus manifestantes, aposto que eles nem sequer andam pelo parque ou participam das inúmeras ações que são realizadas na área.
Por fim deixo um recado aos jovens, pois me preocupo uma vez que tenho filhos da mesma idade deles: É preciso muita responsabilidade, planejamento até para manifestações.

Anônimo disse...

Gostaria de Postar... 'E lamentavel que voces ainda nao compreenderam a alma disso tudo. Nao precisamos de verde, nao precisamos de um mangue improdutivo, nao precisamos de manifestantes desocupados e vagabundos pregando falsas ideologias, nao precisamos de mais um endereco inutil na internet. Vcs que torcem para o fracasso disso tudo, gostaria de dizer-lhes que vcs deveriam procurar uma lavagem de roupa ao inves de ficar nessa frescura de SOS COCO. Ao inves de apoiar uma LOIRA LESBICA, vcs deveriam ver o progresso, o futuro, Brasilia foi construida no meio do mato, e onde esta esse negocio de consciencia ambiental? Cuidado seus puritanos com as manifestacoes. Vcs sao hipocritas, aposto que jogam o lixo pra fora do carro. Aposto que vcs sao sujos e destruidores, vcs jogam latas de cerveja e refrigerante no chao quando vao as festa e veem com essa de SOS COCO, quer saber... VAO TOMAR NO CU. E sejam digno de publicar isso. Aposto que nao farao.

Horácio disse...

O outro, manda os outros tomar no cu e ainda acha isso bonito e manda publicar fala sério, é incrível ver como estão se saindo bem os grupos ambientalista diante desse desespero, é lógico que se estamos incomodando é por que estamos atrapalhando!

Então vamos continuar pessoal, vamos se em frente essa só foi uma batalha temos ainda uma guerra inteira pra vencer!

Ps: primeiro anônimo é um mentiroso, nem estava lá e aposto como nem tem filhos, farsante metido a esportista!

Anônimo disse...

Eu lamento que ainda existem pessoas que se prestam a um papel como esses dois comentários. Esses dois acham que vão continuar fazendo suas caminhadas... Acordem! A natureza está precisando de pessoas que salvem e não que destróem. Como vocês, o seu Tasso Jereissati e d. Luiziane.O que esses jovens fizeram foi mais que um ato de grandeza e mostra que a cidade de Fortaleza não está morta. Se vocês quisessem preservar o Cocó, não participariam dessa demagogia de corrida, que não tem nada em defesa da natureza e sim em defesa do bolso dos destruidores da natureza. Vocês que participaram contribuíram cada vez mais para a destruição do Cocó e ainda deram dinheiro para que eles comprem, com a porcaria do dinheiro, a justiça. VALEU E PARABÉNS PARA OS QUE PARTICIPARAM DA MANIFESTAÇÃO! DIANTE DE SITUAÇÃO TÃO ABSURDA COMO A CONSTRUÇÃO DESSA TORRE NA BEIRA DO RIO,TEM QUE CHOCAR MESMO, PARA VER SE AS PESSOAS ACORDAM.

COM RELAÇÃO AO ÚLTIMO COMENTARISTA, QUE BAIXARIA E QUANTA IGNORÂNCIA! NUNCA OUVIU FALAR EM AQUECIMENTO GLOBAL? NÃO SABE QUE A VIDA HUMANA NÃO EXISTIRÁ COM A NATUREZA DESTRUIDA? É EXATAMENTE POR RACIOCÍNIOS ESTÚPIDOS COMO ESSE QUE O PLANETA ESTÁ POR UM FIO.

Anônimo disse...

Parabéns a todos que participam direta e indiretamente para tentar salvar o pouyco que ainda resta do Mangue do Cocó. Mesmo sabendo que o ato na corrida iguatemi não teve participantes do SOS COCÓ envolvidos considero Tirar a roupa ser digno da mais plausivel forma de manifestação que o Ceará já viu. Lamentável é aplaudir a construção da torre do iguatemi empresarial, lamentável é a mídia ficar do lado dos assassinos do cocó, lamentável é cada dia uma nova construção encurtar ainda mais o parque. Caranguejos, moluscos, peixes e árvores não se expressam e tenho a certeza que se eles se expressassem eles também iriam chamar atenção da imprensa nojenta do ceará nús.

Anônimo disse...

Sou o autor do primeiro comentário.
Meu caro speed, é triste observar que nos tempos de hoje o radicalistmo ainda existe. Na minha opinião isso é coisa de pessoas que não tem conhecimento e muito menos maturidade para refletir sobre qualquer assunto, colocando as suas opiniões(ou devo dizer opiniões de outros?), como uma verdade que todos são obrigados a aceitar e que deve ser imposta. Meu amigo cresça, reflita sobre o assunto de maneira racional, aposto que quando você conseguir fazer isso estará amadurecendo e não apenas impondo uma verdade de alguns.Pense nisso? Veja que na história mundial as verdades impostas se transformam em uma grande mal, exemplos?Regime de Fidel Castro, Regime Comunistas e por aí vai....
A propósito, sou atleta sim e não tenho dois filhos, tenho Três , só que um tem somente oito anos e sabe quantos anos eu tenho?38, pois é meu primeiro filho nasceu quando eu tinha 17 anos.O que eu fazia?Trabalhava pra caramba, pra sustentar a família e não ficava a custa do paizinho esperando uma "grana", no final de semana pra ir pra "balada".Por favor pense antes de falar bobagens.

Anônimo disse...

..RECADO PARA O SR. ANONIMO!!!!
ACHEI UMA EXPLICAÇÃO PARA A SUA RIDICULA FORMA DE SE EXPRESSAR QUERIDO ANONIMO AO SE REFERIR AO MEIO AMBIENTE! TEM SOBRE NOME JEREISSATI NÉ!??
Vamos estudar um poquinho??? melhor viu! aquecimento global, vc com certeza não deve saber do que se trata!
Respeite o espaço de onde pessoas com dignidade com o meio em que vivem usa, usar palavras do nivel que esta usando é triste para um ser que a biologia estudou tanto pra mostra que faz parte do HOMIE SAPIEN SAPIEN ( SER RACIONAL! QUE PENSA!!!)
Seja dignO da sua espécie ao menos!
SOS COCÓ SEMPRE!!!!

Horácio disse...

Pouco me interessa sua vida regrada, alienada e puritana caro anônimo.

Eu é quem peço pra crescer em mente, mesmo sendo um velho!

Você vem me dizer que sua verdade não é a que é imposta?

Que direito tem você de determinar qual é a imposta e qual é a opcional?Quem aqui é o dono da verdade?

Você diz que ama seus filhos mas não ama, pois o mundo deles está se acabando e você não está nem ai para isso, vc é que tem que estudar mais e entender que os desastres climáticos estão mais presentes e cada vez mais intensos no mundo.

Sues filhos vão viver um mundo de caos e você é um dos responsáveis por isso.

E a nudez é algo natural, é super normal desde cedo a criança se familirizar com isso.

Quando pequeno tomava banho com minhas irmãs ou com meus pais numa boa, pois nunca houve maldade nisso.

agora em mentes sujas existe o medo que as mentes puras pensem a mesma coisa!

E não venha meter o governo de Fidel e comunismo no meio, o lance aqui não é político, e em nenhum envolvemos política nisto mas como sempre os conservadores inventam coisas que não existe para acusar.

Estamos aqui pela vida, pelo ar que você e seus filhos respiram seu hipócrita de merda.

E exigimos respeito!

Anônimo disse...

Caro Speed, passei uns dias sem entrar na página, desculpe, mas hoje posso dizer com total convicção que vc é um grande babaca, deixe de fumar seu cigarrinho e poluir o meio ambiente, ou tomar todas e jogar as latas na rua, ou ouvir as suas músicas no volume mais alto. Assim vc estará ajudando mais a natureza do que com essas babaquices que escreveu aqui. Aprenda a receber críticas e cresça.